"Uma das jornadas mais corajosas que um homem
pode ser convocado a fazer é a jornada pelos recessos
mais íntimos de si mesmo, que poderíamos chamar de
jornada da alma."
Dwight Judy- A cura da alma masculina
Agora, com 44 anos de idade, ainda me surpreendo com pensamentos e atitudes que não sei de onde vieram. Vieram de "Paulas" que vivem dentro de mim que até então eu não conhecia e estavam em minhas profundezas.
Esse mundo interno, complexo, rico , profundo e desconhecido é o que chamamos de Inconsciente. Formado da somatória das experiências pessoais vividas e ali impressas (Inconsciente pessoal) e também de todo o acumulo de experiências herdadas da humanidade (inconsciente coletivo). O inconsciente é simbolicamente comparado aos oceanos, pois conhecemos as praias, as costas, mas ainda existem abismos profundos inexplorados, mas que influenciam o clima, as marés, a vida na terra consciente.
É do inconsciente que vem os sonhos que inundam nossa mente de símbolos, que a maioria das vezes desprezamos, mas que afetam nosso humor, a qualidade do nosso sono e nossos corpos.
A aventura de se conhecer é a aventura que fazem o psicólogo e o paciente , que semanalmente se predispõem a ficar frente a frente , e buscarem juntos, compreender seus medos, ações, angústias, sonhos, repetições "sem querer", escolhas destrutivas" , suas origens, seu destino.
Chamo de aventura pois a busca real de soluções dos problemas necessita de coragem. Nadar no raso, no oceano conhecido não é onde estão as respostas.É preciso se jogar nas profundezas. Apesar do medo, também encontramos preciosidades e sempre levo comigo oxigênio! Então, a análise é muito mais que uma forma de tratamento de sintomas e doenças, é uma maravilhosa forma de transformação de pessoas e de auto-conhecimento.
A maioria das pessoas não sabe que tem um mundo maravilhoso, fascinante, esperando para ser descoberto, que influencia sua vida todo tempo, esperando por ela. Talvez seja o seu maior tesouro. Aceite o convite. Se descubra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário