quarta-feira, 23 de março de 2011

Sonhos

     Desde a antiguidade sempre se percebeu que eles tinham algo á dizer. Na bíblia eles foram interpretados, na sabedoria popular eles são interpretados para o jogo do bicho , as bancas de jornal estão cheias de revistas com interpretações "pré-fabricadas" de sonhos. As pessoas falam de seus sonhos impactantes para as outras percebendo sua importância e de alguma forma elaborando-os ao contá-los e ouvir as percepções  do outro.

     Somente no século XX com a racionalidade e o pragmatismos científico que começou-se a desprezar os conteúdos dos sonhos apesar de nunca termos conseguido tirar totalmente essa sensação de que algo, em verdade, eles nos traziam lá do fundo de nossas almas. 

     Mesmo não dando importância á eles , sonhamos todas as noites para que nosso sono seja profundo e repousante e em algum momento , acordamos contagiados pelos efeitos de um sonho "qualquer". Porque nossa psique faria  um filme tão elaborado , capaz de nos contagiar, emocionar, assustar, viver experiências de forma tão real , justamente na hora do descanso? Não haveria nenhuma razão para isso? Parece que os antigos entendiam melhor que a psique não teria tanto trabalho por nada. Eles diziam que era uma mensagem de Deus ou dos deuses. Podemos dizer que sim , são mensagens sagradas: do mundo interno , das nossas profundezas inconscientes que falam quando a nossa consciência silencia.

     É difícil compreender os sonhos porque eles falam na linguagem do Inconsciente: a linguagem simbólica. A mesma que usam os pintores, atores, poetas enfim. O que posso dizer é que tudo no sonho : pessoas, coisas, animais, paisagens, são partes do mundo interno do sonhador. São símbolos que o seu Inconsciente usa para te explicar o que está acontecendo com você e você precisa saber. Tomar consciência.

     Talvez por isso os antigos acreditassem que os sonhos eram mensagens dos deuses, pois muitas delas são realmente transformadoras, nos indicando sobre o que precisamos mudar , partes nossas que não conhecemos, situações de perigo e muito mais.

     Que tal anotar seus sonhos e começar a ouvir seu Inconsciente falar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário