Por volta dos dois anos de idade aprendemos a dizer a palavra não. Não só repetir a palavra como um papagaio, mas sabendo seu significado, usando-a para negar, rejeitar, escolher, enfim , começar a exercer a própria identidade.
O não, então, está a nosso serviço. Ele é uma arma de escolha, de afirmação, de amor próprio. Claro que se dizemos não , dizemos á alguém ou á alguma coisa e essa é a dificuldade de dizer não. As crianças dizem sem medo nenhum. Mas nós adultos muitas vezes tememos a reação que esse não vai causar, já que ninguém gosta de ouvir um não. Muitas vezes para não desagradar o outro nos desagradamos e dizemos sim, esquecendo de nós mesmos.
Pensando nisso, que sua própria identidade está em jogo, que tal por na balança e ver se vale a pena desagradar o outro ou você mesmo, ou se vale a pena encarar um conflito, que faz parte da vida e ser quem você é realmente, proteger um valor realmente importante, ou não se deixar falar como um papagaio com as palavras que os outros colocaram na sua boca?Enfim,preste atenção se você ao dizer sim aos outros , não está dizendo não a si mesmo.
Perfeito......mas é tão dificil dizer não.....que pagãmos muito caro quando dizemos sim....sim....
ResponderExcluir