As histórias, mitos e lendas estão povoados de heroínas e heróis para nos inspirar e ensinar os caminhos corajosos da vida . Todos nós sabemos que ela é difícil e cheia de florestas, inimigos, batalhas, bruxas, feitiços e armadilhas. Desde pequenos lutando com cavaleiros imaginários ou dragões invisíveis, somos treinados a enfrentar as dificuldades da vida adulta que , fatalmente, se apresentarão, ou em alguns casos, já são enfrentados desde a infância.
Mas parece que nossa cultura e nosso tempo quer nos fazer acreditar que a vida é feita apenas de prazeres e alegrias, e que a conquista do herói, cheia de empenho, merecimento, sofrimento e dor, deve ser esquecida. Devemos ir direto para o pódio pegar os louros da vitória sem ao menos termos lutado, fazendo parecer ilusoriamente que a vida é apenas a alegria e a felicidade precisa ser buscada a qualquer preço.
Desde o surgimento da Sociedade Industrial o importante o importante passou a ser consumir e vender em larga escala.
Tudo que é produzido industrialmente é vendido mais barato que o feito manualmente . A propaganda também se encarrega de divulgar que os produtos industrializados são melhores e devem ser a "fonte da felicidade". Muitos desses produtos vendidos desde o início da industrialização como verdadeiros "salvadores" hoje são causadores de doenças em escalas epidêmicas, grandes poluidores, destruidores do meio ambiente ou famosos pela exploração da mão de obra humana.
Essa inversão de valores chegou até os indivíduos expressa na necessidade que temos de ser felizes a qualquer custo. Que o trabalho de produzir nosso próprio alimento, descascar, ralar, cozir, nos parece demasiado, e vamos logo a uma lanchonete e comemos uma fast food . Assim produzimos milhões de pessoas que acham que fritura é mais gostoso e são obesas pelo mundo .Que devemos nos presentear depois de trabalhar sem prazer ,em empresas que nem sabemos quem são os donos pois são S/A ,e ,assim surgem inúmeros endividados, produzindo hipotecas e crises como as de 2008.
A vida é feita de dor e luta, vitória depois de sofrimento. Perdas e ganhos. Mudar o mundo começa com um abrir de olhos. Faça parte nessa corrente de consciência. Faça sua parte para que exista real sustentabilidade humana.
Lindo e tocante post! A propósito, obrigada! =)
ResponderExcluir