segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Natureza Interior

     Mais um dia de chuvas em São Paulo. Ontem fiquei ilhada nas ruas dessa megalópoli inundada em outro temporal igual ou pior do que hoje. nada estranho. São as águas de Março como diria o saudoso Tom Jobim. O que há de tão incomum com a natureza? Acredito que a pergunta certa é o que há de tão incomum conosco? Pois as chuvas são as mesmas. Mas o que fizemos com nossas cidades? O que fizemos com o lugar que vivemos que tornou nossas vidas tão complicadas? Não somos capazes de cuidar da natureza que vemos, tocamos, que dirá da nossa natureza interior. Essa natureza que é invisível, subjetiva, mas que é tão real e digna de preservação e respeito quanto o mico leão dourado e o pau-brasil.

     Desrespeitamos as pessoas e a diversidade humana exatamente da mesma forma que desrespeitamos o ecossistema. Fomos construindo ruas sobre córregos , sem pensar na área alagada, na época das chuvas, na área real da natureza dos rios, da necessidade das matas ciliares que foram sendo devastadas e tantas outras formas de produzir enchentes.

     Existem muitos tipos de pessoas. Todas elas necessárias aos ecossistema . Somos parte da natureza.Existem pessoas que tem a natureza de uma árvore, a natureza de um rio, a natureza de fogo. Todas elas interagindo. Todas elas interdependendo. As pessoas, por exemplo, que são como uma árvore, são penetrantes, envolventes, suavemente resolvem tudo e transformam a vida de todos ao seu redor com frescor e leveza e tem uma força tirada da sua solidez, da firmeza.Se essa firmeza for podada, sua própria natureza , haverá um efeito devastador, em cadeia,como quando retiramos uma árvore da terra e perdemos sua sombra, seus frutos, sua função no habitat todo não se cumpre.

     Sem a madeira não se faz fogo, sem o fogo não a calor, sem calor não há ar, todas os outros elementos da cadeia da vida, dos outros tipos humanos também ficam menores. 

      São exemplos da natureza para dizer como estamos interligados de uma forma sábia. O que somos é necessário a vida. Seja o que você for. Cuide de sua própria natureza. Faça um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário